Hack in Debt: hackathon organizado pela Intervalor propôs desafio para melhorar o panorama da inadimplência no Brasil

Institucional Nov 06, 2017

Nos dias 21 e 22 de outubro, aconteceu o Hack in Debt, o primeiro hackathon do Brasil com foco em inadimplência no Ahoy! Berlin, espaço de coworking e inovação em São Paulo. Promovido pela Intervalor, em parceria com a CMS e com patrocínio da TIM, a maratona de desenvolvimento que teve 30 horas ininterruptas de duração, contou com a participação de 70 participantes organizados em 15 grupos.

Durante o desenvolvimento dos projetos, os participantes contaram com mais de 25 profissionais com experiência de mercado para orientá-los a respeito dos problemas que levam as pessoas a se envolver em dívidas. Houve uma palestra da economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, que subsidiou os hackers com informações sobre a grande quantidade de consumidores em situação de inadimplência no país, além das oficinas de pitch com Camilla Lopes, COO do Mediação Online e marketing digital, ministrada por Mitikazu Lisboa, da HIVE. Os projetos foram apresentados a uma banca de 7 jurados, composta por Luis Carlos Bento (CEO Intervalor), Rafael Roldão (Bertelsmann), Barbara Telles (founder do 99 jobs), Cristiano Vieira (TIM), Fábio Barbosa (KPMG), Rodrigo Ribeiro e Pablo Salomone (CMS People).

Os três grupos finalistas, tiveram a oportunidade de fazer um pitch no CMS Business Revolution (23 e 24 de outubro), onde também foram anunciadas as colocações de cada um.

O projeto vencedor é um APP chamado “Kitle”, que oferece um recurso de chatbot, desenvolvido a partir de inteligência artificial. Ele analisa o orçamento mensal do usuário e orienta em relação à viabilidade de uma compra, melhores datas para o gasto e parcelamento mais vantajoso. O grupo idealizador do Kitle, composto por Guilherme Furlan, 22 anos, Mariana Tostes Lourenço, 23 e Nayana Holanda de Abreu, 25, ganhou como prêmio uma viagem ao Vale do Silício, onde visitarão startups e empresas inovadoras.

O projeto que ficou com a 2ª colocação é um APP chamado Poupe, voltado para o controle do orçamento familiar, onde os membros de uma família se organizam financeiramente para alcançar objetivos em comum, como a compra de móveis, viagens e reformas. Já o 3º colocado é uma plataforma que recebeu o nome de Piggy Bank, voltada para o mercado educacional, que por meio de gameficação reverte o desempenho dos universitários e o pagamento pontual das mensalidades em uma espécie de moeda virtual, que pode ser trocada por novos cursos, descontos ou até emprestada a um amigo inadimplente.

Acreditamos que nossa iniciativa tem também um caráter social. A inadimplência é um problema que atinge uma enorme parcela da população brasileira, e enquanto empresa relacionada ao segmento financeiro queremos contribuir com soluções para amenizar esse panorama. A Intervalor tem um forte viés tecnológico e temos a convicção de que a tecnologia pode ser uma forte aliada nesse processo, relata Luís Carlos Bento, CEO da Intervalor.
Estamos muito orgulhosos com o resultado do Hack in Debt. Tínhamos grandes expectativas em relação ao evento, mas posso afirmar que todas elas foram superadas. , afirma Phelipe Alvarez, diretor de Marketing e Vendas da Intervalor. “Foi uma experiência que agregou muito a todos os envolvidos. Pretendemos promover outras iniciativas como essa, complementa.

Por ter um grande impacto social, o desafio proposto pelo Hack in Debt ganhou visibilidade nos meios de comunicação. O Jornal Hora 1, da Globo, acompanhou os finalistas horas antes da premiação e conversou com o CEO da Intervalor, Luis Carlos Bento:

Hora 1 de 24/10/2017 - G1
Assista ao Hora 1 de 24/10/2017 com as melhores notícias, vídeos, reportagens e muito mais.

Já a Folha de S.Paulo conversou com os integrantes do grupo Kitle, vencedor da competição:

Jovens desenvolvem aplicativo para ajudar endividados
Já está endividado e ninguém consegue te impedir de fazer mais uma compra no cartão de crédito? Um aplicativo que é um robô assistente financeiro pode um dia ser a solução.

Confira em nossa galeria o vídeo e algumas fotos:

Intervalor

We are creating the future!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.