[Planilha] Contas a receber - Modelo para Download

Se você estava à procura de uma planilha contas a receber gratuita e eficiente, acaba de encontrar!

Sabemos que trabalhar no departamento financeiro não é simples, e que muitas vezes, mesmo tendo uma equipe enxuta, a área tem diversas atividades sob sua responsabilidade.

Com isso em mente, disponibilizamos esta ferramenta para contribuir com o seu trabalho. Ela foi testada e aprovada previamente por nomes importantes desse mercado.

A ideia é que essa planilha consiga organizar, de forma simples, seu processo de gestão de contas a receber. Mais do que isso, será mais fácil identificar o percentual de inadimplência da sua empresa; e então, tomar algumas medidas para reduzi-lo ao máximo.

Neste post, vamos mostrar o que a planilha contempla e como utilizá-la. Acompanhe.

Quais benefícios a planilha traz?

1# Organização e visibilidade

Não é segredo que o setor financeiro sempre está ‘’apagando incêndios’’. Logo, é importante ter os principais processos de forma ordenada, para facilitar a execução de tarefas.

Com a planilha contas a receber, você melhora a organização de uma das principais tarefas do departamento.

Assim, é possível ter uma visão mais estratégica da situação, entender as prioridades para uma eventual cobrança e ver quais clientes estão pagando dentro do prazo estabelecido.

2# Aumento da produtividade e eficiência do setor

Com um setor mais organizado, o tempo médio que você e seus colaboradores levavam para organizar as demandas de contas a receber diminui. Isso permite mais dedicação a demandas que façam parte do core business da empresa, inovação ou mesmo revisão de processos.

Em média, a planilha aumenta em até 10% a eficiência do setor. Se você tem uma equipe reduzida, essa ferramenta acaba é ideal para o seu departamento.

3# Redução na inadimplência

Esse talvez seja o benefício mais relevante desta planilha.

Como todas as informações documentas de um jeito fácil de compreender, é possível realizar a cobrança aos clientes devedores de modo mais eficiente.

Se levarmos em consideração o modelo tradicional de cobrança interna, você pode ter aumento até de 7% em eficiência.  E convenhamos, em se tratando de receita, qualquer porcentagem conta muito, não é mesmo?

Além disso, seus colaboradores poderão priorizar a cobrança de débitos mais significativos, ou que sejam mais fáceis de receber; o que pode impactar positivamente seu faturamento.

Quais campos a planilha contém?

A planilha contém 3 grandes campos, com subitens. Veremos agora quais são eles:

imagem da planilha contas a receber da Intervalor
A planilha contas a receber é dividida para que facilite o seu preenchimento dela

- Cliente

Contém apenas o item Empresa, para registro do nome da empresa cliente. Também é a primeira coluna com subdivisões. Antes dela, existe apenas um campo para vencimentos, onde você deve inserir a data de validade do boleto emitido.

- Nota Fiscal

É a área que possui o maior número de subdivisões na planilha contas a receber, cinco no total. Aqui você terá uma visão completa das notas emitidas. Aqui, temos os seguintes campos para preenchimento:

Número da nota: Insira o número presente na nota fiscal.

Data de emissão: Coloque a data que a nota foi emitida.

Produto/serviço: Deixe claro a que se referiu a transação comercial. Ex: ‘’Venda de lotes de óculos.’’

Valor: Preencha a quantia que sua empresa receberá pelo produto ou serviço.

Impostos: Informe os impostos presentes nas transações para se ter uma noção melhor do seus recebíveis.

- Pagamento

Ultima área de preenchimento da planilha. Nela, você deve mencionar informações relacionadas à forma que o produto ou serviço será pago. Para isso, temos os seguintes campos:

Meio de pagamento: Informe como o débito será saldado: Boleto ou depósito.

''Pago?'': Com apenas duas respostas, coloque SIM caso o pagamento tenha sido realizado, ou NÃO, se ele ainda está pendente. Essa mudança de status irá alterar automaticamente os campos “TOTAL CONTAS A RECEBER” e “TOTAL CONTAS RECEBIDAS”.

Multa/Juros: Se necessário, informe o valor da multa ou juros atrelados ao recebível em questão.

Data Recebimento: Preencha a data que o recebível entrou no caixa da sua empresa.

Como utilizar a planilha contas a receber?

Para que você não tenha dúvidas quanto ao seu funcionamento, a planilha contas a receber vem acompanhada de um tutorial, como da imagem abaixo:

instruções_planilha contas_a_receber
Exemplo do tutorial incluso na planilha contas a receber

Mas para repassar apenas uma explicação breve, o ideal é preencher as células indicadas com as informações corretas. Após essa tarefa, as células “TOTAL CONTAS A RECEBER” e “TOTAL CONTAS RECEBIDAS” fornecerão um panorama imediato do seu contas a receber e do nível de inadimplência da sua empresa.

Quem deve ficar a cargo de operar a planilha?

A ideia é que a planilha seja operada pelo responsável por Contas a Receber, ou responsável pela Cobrança, se houver.

Deseja baixar a planilha contas a receber e otimizar seu setor financeiro? É só apertar o botão abaixo e acessar a planilha!

Baixar Planilha