Cobrança terceirizada: Quando minha empresa precisa?

A cobrança terceirizada é sempre o último recurso de um Gerente Financeiro para combater a inadimplência, porém, costuma ser extremamente efetiva quando aplicada.

Você já se perguntou a seguinte questão: Quando devo repassar meus débitos para empresas de cobrança?

Nos últimos tempos, tendo em vista a situação econômica atual, essa tem sido uma dúvida pertinente para muitos gestores, aflitos, tentando controlar a PDD em suas organizações.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para compartilharmos nossa visão sobre o momento ideal para a terceirização, quais indicadores devem ser considerados e muito mais! Continue a leitura e aprenda tudo que deseja sobre o assunto.

O que é cobrança terceirizada?

Apesar de parecer óbvio, é importante explicarmos com detalhes.

Trata-se do momento em que uma empresa decide contratar um parceiro para assumir a recuperação de débitos. Isso é comum quando o volume de funcionários do financeiro ou do setor de cobrança não é suficiente para execução das atividades de recuperação de crédito.

E não é para menos. Quando não há uma rotina de cobrança, as dívidas vão se acumulando e viram uma “bola de neve” rapidamente.

Uma dúvida recorrente nas empresas que nunca terceirizaram a atividade de cobrança, é como funciona o modelo de remuneração das assessorias.

Apesar de existirem diversas opções, uma delas é praticada com mais frequência, e é mais aderente ao mercado: remuneração por sucesso – que é quando a assessoria recebe uma porcentagem dos valores recuperados.

O modelo de contratação “por sucesso’’ acaba sendo funcional para ambas as partes, como se tem visto no mercado, durante os últimos anos.

Quando minha empresa precisa terceirizar a cobrança?

O momento ideal varia de acordo com alguns fatores.

Em um primeiro momento, você deve analisar o tamanho da sua inadimplência e entender, com base na eficácia da sua cobrança interna nos últimos meses, se é possível recuperar esses valores dentro de um prazo satisfatório.

Caso você não chegue a uma conclusão positiva, já seria interessante considerar terceirizar.

O que eu devo procurar em uma empresa para terceirizar?

Este ponto é interessante para que você contrate um serviço aderente ao seu negócio.

Existem alguns indicadores que podem ser decisivos para que a sua escolha seja bem sucedida. Em primeiro lugar, peça exemplos da régua de cobrança que a empresa implementa para os seus clientes. Caso eles já possuam outros contratantes do seu segmento, melhor ainda.

Porém, certifique-se que a sua régua de ativação será especialmente criada para o seu negócio, pois os perfis de clientes, mesmo de empresas concorrentes, variam.

Caso precise de mais informações para se sentir confortável ao contratar uma empresa, recomendamos que também leia o conteúdo indicado abaixo.

💡 Dica: Serviços de cobrança: Como auxiliam minha empresa?

Quais os motivos que levam a terceirização?

As razões podem variar entre as empresas, mas as mais comuns são:

  • Dificuldade em realizar uma cobrança interna efetiva;
  • Falta de pessoas para realizar a cobrança e demais tarefas;
  • Ausência de recursos tecnológicos  

Nesses casos, é comum que as empresas recorram à terceirização da atividade de cobrança.

Visto meus desafios, preciso terceirizar agora?

Depende da situação. Se você já otimizou o trabalho da sua cobrança interna e ainda sim não atingiu os resultados que deseja, então está na hora de terceirizar.

Neste post, você aprendeu qual o momento ideal para se trabalhar com uma cobrança terceirizada e os benefícios que ela traz para sua empresa.

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