Como escolher uma empresa de cobrança eficiente

É comum grandes companhias terem problemas com pagamentos atrasados. Logo, uma empresa de cobrança aparece como a melhor alternativa para resolver a situação, já que são especialistas em processos de recuperação de crédito.

Porém, muitos dos departamentos financeiros não sabem quais características  buscar em uma empresa, para que suas demandas sejam melhor atendidas. Nesse post, você vai saberá o que procurar antes da contratação, confira:

Experiência como empresa de cobrança

Quem não está familiarizado com a atividade de recuperação de crédito, pode achar que uma lista de clientes devedores e um telefone, são suficientes para iniciar uma operação de cobrança. Mas não é bem assim.

Cobrança é uma atividade que envolve estratégia, profissionais experientes e ferramentas especializadas. Não importa o tamanho da dívida, cada centavo perdido ou recuperado faz uma grande diferença na linha final. Por isso, é tão importante contar com uma empresa que possa oferecer todos esses requisitos.

Além disso, é preciso estar atento a outros pontos, como os que estão à seguir.

Cobrança humanizada

Em 2017, uma pesquisa divulgada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) com inadimplentes relatou que, dos 602 entrevistados, 23% afirmam terem recebido abordagens inadequadas dos atendentes, muitas das vezes em tom agressivo ou de deboche.

Fora isso, os sentimentos que os entrevistados mais sentiram no ato da cobrança foram:

  • Constrangimento (36%);
  • Chateação (27%);
  • Angústia (25%);
  • Pressão (23%);
  • Humilhação (15%).

Esses índices evidenciam a necessidade de técnicas de cobrança humanizada, realizada com empatia e com um tom que é uma técnica mais amigável. Afinal, ser cobrado já é desagradável. Receber um contato agressivo então, está fora de cogitação.

É importante contratar uma empresa que utilize esse tipo de técnica, pois com absoluta certeza, contribuirá e muito para a na retenção de clientes.

Inovação Tecnológica

Não é novidade que a tecnologia está em plena expansão, incluindo os mercados tradicionais, que mostram clara necessidade de inovação.

O mundo da cobrança não é exceção. Alguns novos recursos começam a aparecer no mercado, com foco em melhorar a experiência dos clientes, como por exemplo:

Quitaqui

Portal que permite consulta, simulação de pagamento e obtenção de boleto de modo 100% online, sem a necessidade de interagir com um negociador. Ou seja, seus clientes ficam livres de ligações em horários indesejados.

De acordo com os responsáveis pela plataforma, 20% dos clientes que acessam o portal, costumam realizar a negociação da dívida.

Agora, se você deseja mesmo ter contato com o devedor, a próxima ferramenta pode ser a mais adequada.

NOC.AI

É uma plataforma de omnichannel que permite que o devedor entre em contato com a empresa de cobrança pelo canal que preferir, seja pelo Whastsapp, Facebook Messenger, SMS, entre outras.

É bastante aderente aos clientes que desejam negociar as condições de pagamento, como um parcelamento mais estendido ou maior desconto, por exemplo.

É importante frisar que a empresa de cobrança escolhida, não precisa necessariamente utilizar essas mesmas ferramentas, mas tecnologias semelhantes são muito bem-vindas, para proporcional aos seus clientes uma jornada melhor para negociação de suas dívidas.

Hoje, você conheceu os principais requisitos para contratação de uma empresa de cobrança eficiente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso blog!