Como montar uma equipe de cobrança com foco em resultado

A equipe de cobranças da sua empresa é a última linha de defesa contra a inadimplência. Aprenda a montar um time eficiente!

Você sabe qual o real impacto da sua equipe de cobrança nos seus resultados? É esse o time que vai assegurar o fluxo de caixa da empresa, regulando sua saúde financeira e proporcionando mais estabilidade para o negócio.

Tudo isso influencia nos próximos passos corporativos que você pretende dar: investimentos, reformulações de equipe e prospecção de novos negócios.

No entanto, a inadimplência é uma grande inimiga das companhias — e é preciso saber como lidar com esse fator.

Infelizmente no panorama atual, uma grande quantidade de empresas está em situação de inadimplência.  De acordo com pesquisas realizadas, os níveis de endividamento tendem a subir ainda mais. Então, para enfrentar um desafio dessa magnitude, uma equipe de cobrança bem preparada será imprescindível.

Afinal, essa é uma função delicada, e são vários pontos críticos que envolvem as negociações. Desde o tipo de comunicação adotada, condições ofertadas, canais utilizados … tudo impacta.

Acertar todos esses pontos, pode significar a garantia de um fluxo de caixa saudável para sua empresa.

Entenda como montar uma equipe de cobrança com foco total em resultados, amenizando os impactos da crise!

Criando uma equipe de cobrança qualificada

O gestor de cobranças deve estar atento a vários pontos cruciais ao montar sua equipe. Recrutar e motivar os colaboradores é apenas um dos objetivos.

Para estabelecer um time de confiança e que entregue a melhor performance, você precisa garantir o cumprimento de algumas etapas. Confira!

1# Treinamento é essencial

Abordar um cliente devedor não é uma tarefa fácil, que se aprende de uma hora para outra. É preciso profissionalismo e sensibilidade para entender a situação e aplicar as melhores técnicas de cobrança.

Sabemos que é difícil escapar de toda a pressão colocada em cima do recebimento dos débitos, porém, é preciso manter a calma e em hipótese alguma incentivar abordagens mais agressivas em sua equipe.

Além disso, possuir profissionais bem capacitados para encarar desafios, também dependerá do tipo de qualificação que você oferecerá para ele. Por isso, os treinamentos serão essenciais para melhorar a performance da sua equipe de cobrança.

2# Promova melhorias nos canais de comunicação interna

O processo de cobrança empresarial também está relacionado a um fluxo de informações bem azeitado. Como

Afinal, o dia a dia do setor é baseado em informações. Esclarecimento de dúvidas, atualizações e avisos são a base para que o time esteja engajado, motivado e conduza as negociações com mais precisão.

Então, é essencial garantir que as informações fluam bem entre os departamentos, principalmente aqueles que tem contato direto com os clientes; como por exemplo, o departamento comercial, que terá sempre o status mais atualizado sobre as contas que gerencia. Uma pequena informação adicional ou insight, pode fazer a diferença para o recebimento dos valores devidos.

3# Defina metas e objetivos

No setor de cobranças, a performance é o maior dos indicadores. Por isso, o estabelecimento de metas e objetivos pessoais e para o grupo é a melhor forma de instigar os colaboradores a conquistar os resultados esperados.

Com isso, você poderá controlar e analisar a curva de aprendizado de cada um, além de entender seus pontos de melhoria. Dessa forma, será mais fácil desempenhar modificações que otimizem o processo de cobrança.

4# Mantenha os dados dos clientes sempre atualizados

Logo acima, mencionamos a importância das informações para sua equipe de cobranças. Na verdade, a atualização dos dados está ligada à eficiência do setor.

Existem softwares que podem auxiliá-lo a organizar todas essas informações, promovendo um ambiente mais organizado para o gerenciamento dos cadastros.

Afinal, apenas com dados atualizados em mãos, os colaboradores saberão a melhor forma de argumentar ao abordar um cliente (com base no tempo de inadimplência, valores, recorrência de compra, histórico e etc).

5# Acompanhe os resultados, dê feedbacks e melhore o ambiente de trabalho

Os resultados entregues por uma equipe de cobrança de alta performance está relacionada com seu potencial de gerenciá-la.

Ou seja, além de promover um ambiente propício para o crescimento de cada indivíduo, não se esqueça de acompanhar seus resultados. Analise as negociações realizadas e dê feedbacks construtivos, que agreguem à jornada desses profissionais.

Dessa forma, cada vez mais você promoverá um ambiente de constante qualificação, onde cada um se esforçará para melhorar suas entregas.

Economize no tempo e reduza custos: a melhor forma de acertar sua cobrança empresarial

Montar uma equipe de cobrança eficiente é possível, certo? No entanto, nós sabemos, pode ser um pouco desafiador. Para conquistar alta performance, você precisa de investimentos e uma considerável curva de aprendizado dos colaboradores.

Contudo, há uma forma de driblar tudo isso e ter uma equipe de cobrança experiente e focada em resultados. A terceirização da cobrança empresarial é uma solução que muitas empresas estão adotando durante a crise.

A Intervalor desempenha esse trabalho há mais de 20 anos, contribuindo efetivamente para a redução a PDD de nossos clientes.

Nossa equipe é especializada, experiente nos mais diversos métodos de abordagem e negociação. Dessa forma, garantimos um procedimento impessoal, que conserva suas relações comerciais.

Assista o vídeo abaixo para entender um pouco mais sobre nossa atuação:

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